A MORTE DE OSAMA BIN LADEN

Eu sei que já escreveram muita coisa sobre a morte do Osama Bin Laden, e talvez eu esteja repetindo algo que já foi dito. Mas quero rapidamente dar o meu parecer e questionamento sobre o episódio que deixou o mundo estupefato.

Em primeiro lugar, afirmo como cristão que sou favorável à pena de morte. O Evangelho é claro em afirmar que as autoridades governamentais são ministras de Deus para punir, inclusive com a pena capital, o malfeitor. Como o próprio Osama Bin Laden confessou ser o mandante do atentado de onze de Setembro, logo ele era passível de receber a punição capital sobre si. A regra revelada por Deus para a conduta humana é clara: vidas por vida.

Portanto, o questionamento não é sobre a natureza da pena que ele deveria sofrer, questiono sobre o processo utilizado pelas tropas estadunidenses. Fico desconfortável em saber que Osama Bin Laden não foi submetido a um tribunal internacional para que fosse julgado por todos os seus atos terroristas. Digo internacional porque ele era cidadão árabe, ordenou o ataque terrorista contra os Estados Unidos de uma base no Afeganistão e, mais recentemente, estava escondido no Paquistão.

Minha pergunta é se os Estados Unidos tinham o direito ético-internacional de invadir a seu bel-prazer um país soberano, atacar uma residência sua e matar as pessoas que ali residiam. Não seria isso um extermínio? Vale ressaltar que nenhum cidadão estadunidense pode ser julgado e condenado fora de seu próprio país, todavia este princípio não é aplicado aos outros cidadãos de outros países (o caso de Noriega e a invasão do Panamá pelos Estados Unidos – Operação Justa Causa – a mando do presidente George Bush em Dezembro de 1989 é um exemplo do que afirmo aqui, pois a operação matou cerca de três mil cidadãos panamenhos e dezenove soldados estadunidenses).

Concluo dizendo que a morte de Osama Bin Laden proporcionou uma importante desarticulação na rede terrorista Al-Qaeda, isso pode trazer um pouco mais de segurança ao mundo árabe e, principalmente, ao mundo ocidental. Também reafirmo que, pela Lei de Deus, a pena de morte se apresenta como a justiça divina sobre o réu, o Evangelho afirma isso. Mas acredito que também há uma pitada de arrogância por parte do governo dos Estados Unidos em não agir de acordo com aquilo que ele cobra o tempo inteiro das demais nações do planeta.

Sola Scriptura.

15 comentários:

Heleno Filho disse...

Como a maior parte do mundo, estava longe de ter qualquer simpatia por Osama Bin Laden, mas se a metade do "vazamento de informações" for verdade, os EUA deram provas da filosofia que tem regido sua vida há tempos: "os fins justificam os meios" - pragmatismo levado ao extremo.

Lamentável ainda foi ouvir do presidente da ONU a declaração de que o mundo estava mais seguro agora com a morte de Bin laden, não fazendo qualquer referência às circunstâncias obscuras que rondam sua morte.

Quem deu o direito dos EUA de sair invadindo o Paquistão? E o que dizer do massacre contra o Iraque sob o pretexto de desarticular o esquema de "armas biológicas" que nunca foram encontradas?! Infelizmente esse é um país que se diz cristão e essas são as mensagens explícitas que passam aos muçulmanos. Até quando vão continuar com mandos e desmandos?

Também sou a favor da pena de morte, mas não a qualquer custo e sob quaisquer circunstância. Vendo as imagens dos festejos dos EUA percebi que o sentimento era muito mais de vingança que de justiça.

Valeu pela excelente reflexão, meu velho!

Anônimo disse...

Olá meu querido irmão Alfredo; Graça e Paz.
Como é maravilhoso encontrarmos site como este seu que propagam a palavra de Deus. Gostei muito de seu blog, é muito edificante.
Aproveitamos a oportunidade para compartilharmos o nosso Blog
Mensagem Edificante para Alma
http://josiel-dias.blogspot.com

Anônimo disse...

Caríssimo Alfredo,

Li seu post e o subscrevo quase inteiramente. A execução do Bin Laden foi um HOMICÍDIO (está completamente fora de ordem sugerir a aplicação da pena capital. Esse dispositivo nas Escrituras é regulado por parâmetros inegociáveis, todos violados na operação em questão). Também foi DESNECESSÁRIA (seu isolamento no Paquistão não indicava uma influência muito restrita dentro da própria organização terrorista? Havia lugares muito mais seguros para ele dentro do mundo árabe e onde, sabemos, fervilha o ódio antiamericano. Na minha opinião, o mundo ficou muito mais inseguro com a sua morte. Parafraseando Tertuliano, "o sangue dos mártires é o combustível do terror". A prova disso é que uma nova onda neurótica se abateu sobre o ocidente, disparando alerta máximo de segurança). Terceiro, foi um ato de pura VINGANÇA (uma nação arrogante que desrespeita ao seu bel prazer todas as convenções internacionais quando lhe é conveniente, que comete as maiores barbaridades simplesmente para financiar sua extravagância interna e que é omissa em tantas outras questões de maior importância, não poderia deixar de executar aquele que mais feriu seu orgulho, ainda que através do ato mais tresloucado dos últimos cem anos, talvez do milênio). Por último, a operação foi vergonhosamente ELEITOREIRA (quanto a isso, basta verificar a subida nos índices de aceitação do governo Obama).

Grande abraço,

João Eiró

Anônimo disse...

Bom dia, Pastor Alfredo!

Todo esse acontecimento nos deixa muito confuso, quanto à resposta de um cristão sobre essa atitude do Presidente Americano. Alguns dos mandamentos de Deus: "Não matais", "Ama o teu próximo como a te mesmo", "Não cobiças as coisas alheia". Todos são sabedores da ambição dos Americanos do domínio de poder sobre o mundo. E agora? Vamos refletir sobre o Deus verdadeiro que penetra na mente e no coração dos Americanos. E também, um autoritário invadindo a sua casa e matando você e membros da sua família? E dois aviões tripulados por controle remoto derrubando duas colunas, mas antes do atentado foi feito um alerta para que todos os ocupantes deixassem o local, ou seja, dias antes. Pastor, qual será a interpretação verdadeira que Deus quer fixar na mente dos cristãos? Um ótimo final de semana, abraços na Sandra, Ana João Vitor e a você. Deus abençoe. Estou em Ribeirão Preto, breve retorno.

Abraços

Perpétua

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Curto, mas bom.

Anônimo disse...

Caro Alfredo,

Parabéns pelo seu contínuo trabalho na web!.

Se permite,

Diversos assuntos têm inquietado muitos de nós e a internet tem sido um espaço precioso onde podemos discutir diferentes pontos de vista sobre a religião, cultura, política e, sobretudo, o que acontece na sociedade seja no Brasil como em todo o mundo.

E essa é a proposta do blog independente Conversa Protestante, ou seja, o pensamento e a expressão de idéias sobre tudo aquilo que está ao nosso redor.

Faça uma visita e, se gostar coloque o nosso link em seu blogroll e nos acompanhe!.

http://conversaprotestante.blogspot.com

abs.

Dell Coblentz disse...

And here I go in English since I know you can read it better than I can write Portuguese! Thanks so much for including me in your "Nova Postagens". You are a clear thinker, and although I find it hard to follow some of your thoughts I do agree that this world is in a big MESS! I grieve that the world as a whole looks on my native country as arrogant, but the truth hurts, and I sometimes wonder just where we are headed. The morte de Bin Laden is certainly not the way it should have been done even though he was a very evil man. And now this country is gearing up for a big presidential election next year, and much prayer is going on that a Godly person will be elected!!! May God have mercy on us if we continue the way we are headed!

I hope you won't mind that I'm forwarding your "Nova Postagens" to my son Alex who is also a pastor and has been very interested in your thoughts.

As far as the "Royal Wedding" is concerned, all that display of wealth etc. etc. was in a way disgusting at this point in time when there is so much suffering in the world. Agreed?!

Alfredo de Souza disse...

Beloved Dell.

Thanks for your comment. Were words that came from the heart, I know.

Hug.

Alfredo de Souza disse...

Caro Sampaio.

Estamos juntos nessa empreitada. Parabéns pelo Blog.

Abraço.

Alfredo de Souza disse...

Josiel, parabéns pelo Blog.

Abraço.

Alfredo de Souza disse...

Querido João Eiró.

Boa contribuição. Reflete bem a indignação de muitos ao redor do mundo.

Abraço.

Pb Fernando disse...

A meu ver ele merecia sim a pena de morte como execução por todos os crimes hediondos que ele cometeu. Discordo apenas com a maneira arrogante em que os Estados Unidos fizeram, ou seja, invadir um país desrespeitando sua soberania.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...